quarta-feira, 30 de abril de 2014

Universidade Federal de Pelotas desenvolve projeto nutricional junto com a Escola Sagrado Coração de Jesus de Pedro Osório

A Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Escola Sagrado Coração de Jesus desenvolve um projeto intitulado “Oficinas de nutrição e culinária no ambiente escolar” – Educação Nutricional.

O projeto tem por objetivo principal promover hábitos alimentares saudáveis através da prática de preparações culinárias e justifica-se por a escola ser um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenhar papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

O referido projeto é coordenado pela nutricionista da UFPEL, da Faculdade de Nutrição, Cynthia Munoz dos Anjos Leal e conta com a responsabilidade técnica da nutricionista Talitha Gayer Ferro, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Este projeto é realizado com a turma de Educação Infantil Nível III, com os alunos da Profª. Maria Helena de Souza Barbosa, em função de que as crianças a partir da idade pré – escolar já começam a exercer uma autonomia crescente para decidir o que querem comer.

O projeto será desenvolvido em sete encontros, às terças – feira, até o mês de junho, com atividades teóricas e práticas desenvolvidas em sala de aula, como por exemplo, receitas saudáveis e atividades lúdicas (com exploração dos cinco sentidos). O mesmo já teve seu início no dia 15 de abril, com a presença das alunas da Faculdade de Nutrição: Ana Karina G. Kleinicke, Camila Rodrigues, Mariana Esperança Nunes e Chaiane G. Soares, que participam da execução do projeto de extensão em educação nutricional.

Na tarde do dia 15 de abril, foi apresentada aos alunos a Pirâmide Alimentar e no dia 22 de abril os alunos, orientados pela professora Maria Helena juntamente com as responsáveis pelo projeto construíram uma Pirâmide Alimentar.

Foram momentos de muito aprendizado e diversão, pois os alunos tiveram seus rostinhos pintados com uma frutinha. E para os pequenos o mais interessante é que durante o preparo das receitas eles colocam a “mão na massa”.

* Este artigo Foi corrigido conforme a data do dia 25 de junho.