terça-feira, 5 de julho de 2011

Atividades desenvolvidas na 1ª série da ESCJ

Utilizando fantoches na apresentação das letras
Com o objetivo de facilitar a compreensão do som de novas letras do alfabeto e a fixação das mesmas, a Professora Bernadete Faria Pires da Rosa da Escola Sagrado Coração de Jesus, utiliza o recurso dos fantoches. Com este recurso, as aulas ficam mais interessantes, pois os alunos interagem com os bonecos, com os bichinhos e a aprendizagem torna-se mais prazerosa.

Projeto “amigos da natureza”
O Projeto “Amigos da Natureza” desenvolvido pela Professora da 1ª série Bernadete Faria Pires da Rosa com seus alunos da Escola sagrado Coração de Jesus, tem por objetivos: desenvolver noções de cuidado e preservação da natureza, estabelecer relações entre o homem e o meio ambiente, reconhecer os lixos produzidos em sala de aula e na escola e destinação do mesmo;

Uso do Material Dourado
Para que favorecer a compreensão do sistema de numeração decimal, operações de adição e subtração, a Professora da 1ª série da Escola Sagrado Coração de Jesus, Bernadete Faria Pires da Rosa utilizou o material dourado.
Ao explorar este material a professora permite, no primeiro momento que os alunos manipulem livremente as peças do jogo para se familiarizar com as mesmas e fazer relações entre elas. A seguir, a professora dá o nome convencional de cada peça usada nesta etapa (cubinhos e barrinhas).
          O trabalho com o Material dourado permite aos alunos entenderem a construção do número, bem como realizar adição e subtração.