sexta-feira, 29 de julho de 2011

Seminário: Ler para Ser

             Quando se fala em seminário pressupõe-se dois ou três dias de atividades para discutir ou debater determinado assunto, palestrantes informados, professores especialistas, autores de obras renomadas e conhecidas dos alunos da escola. O nosso seminário adquiriu características um pouco diferentes da original. Na manhã do dia 15 de julho os próprios alunos foram os palestrantes. O conteúdo apresentado foi ”A importância da leitura em sala de aula”. O seminário foi apresentado pelos alunos da 8ª série, sendo que todas as turmas tiveram a oportunidade de participar e ao mesmo tempo se beneficiar do seminário como ouvintes.
            Os trabalhos apresentados, na realidade, são atividades de leituras, interpretações, encenações com fantoches, declamação de um poema, apresentação musical com flautas, interpretação musical com violão e leitura de imagens de um vídeo sobre atitudes da Campanha da Fraternidade 2011.
            A aula “Ler para Ser”, desenvolvida pela professora de língua portuguesa Nereida Valêncio Barros tem como objetivo despertar no aluno o prazer da literatura de vários tipos de linguagens que está no cotidiano das pessoas. São imagens, músicas, poemas, reportagens, curiosidades, informações, histórias, crônicas, receitas, etc.., mas para que haja compreensão  de qualquer leitura é preciso saber ler e interpretar.
            E então? É bom saber ler? “Segundo Gabriel Perissé, “Ler é bom demais”. “Ler é ótimo.” “Ler é mais do que necessário, é enriquecedor, é importante.”
            Logo pensamos: O que tem a ver leitura com ser? Ora, se temos o dever de sermos felizes, também temos o dever de fazer com que outras pessoas também o sejam. Na escola aprende-se a ler e escrever, mas nem todos sentem prazer em ler. Segundo, o poeta gaúcho, Mário Quintana, “são os que aprenderam a ler e não leem”, são os que aprenderam a escrever e não escrevem, são as que pensam que pensam, e não pensam tanto.
            O hábito de ler é meio caminho andado para uma pessoa “Ser’’ intelectual e socialmente saudável e, em todas as áreas, um profissional completo”. E ao falar em profissional estamos investindo no ser.
            E por que vale a pena adquirir o hábito de ler?
            Porque ideias e sentimentos não caem do céu, nem brotam no jardim. Ler é alimentar-se espiritualmente todo dia é adquirir aquela inquietação interior, é a indescritível riqueza íntima de quem está atento à vida, de quem carrega consigo a vontade de conhecer e amar infinitamente.
            A leitura coloca em ação os sentimentos, a vontade de conhecer, a memória, a imaginação, a inteligência.