segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Palestra com Dr. Moacir Otílio Alves

             No dia 30 de agosto, das 9h às 10h, Dr. Moacir Otílio Alves,  médico, clínico geral, conversou com professores e funcionários da Escola Sagrado Coração de Jesus abordando os  temas como hipertensão, estresse, colesterol e cuidados e com a voz.
            Dr. Moacir iniciou a palestra expondo sua preocupação com o número de pacientes com hipertensão que vem crescendo muito ultimamente. Os sintomas da hipertensão podem ou não se manifestar, porém devemos ficar atentos caso ocorra dores na nuca, e as “estrelinhas” que atrapalham a visão. Se estes sintomas persistirem deve-se procurar um médico e fazer o controle da pressão arterial através de aparelho apropriado. O uso de medicação deve ser administrado somente sob orientação médica. Acrescentou que é preciso evitar o sal em demasia nos alimentos, evitar o fumo, alimentos gordurosos e o estresse, pois estes são os grandes vilões da hipertensão arterial. Aconselhou a prática em atividades físicas como prevenção da doença e uma alimentação saudável e sem exageros.
            Sobre colesterol, o médico ressaltou que é uma doença mais silenciosa, por isso as pessoas que tem propensão a ter colesterol alto devem fazer exames de laboratório com freqüência, evitar gordura e ingerir alimentos saudáveis como vegetais frutas e verduras. 
            No tema cuidados com a voz, Dr. Moacir destacou que na profissão dos professores a voz é um dos instrumentos de trabalho importantíssimo, por isso é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar as cordas vocais. Aconselhou evitar exposição a mudanças bruscas de temperatura, não falar em tons muito altos e a tomar líquido. Caso ocorra rouquidão freqüente na voz, o profissional deve procurar um médico especialista em garganta (otorrino).
            Durante a palestra, todos os presentes se sentiram bem a vontade para tirar suas dúvidas e colaborar com os assuntos discutidos.  Ao término da palestra, a direção da escola entregou uma pequena lembrança como forma de agradecimento, e todos foram convidados para saborear um delicioso bolo com chá.