sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividades na Semana Farroupilha - Educação Infantil ESCJ

                 Para os alunos da Educação Infantil, a Semana Farroupilha foi marcada por várias atividades que com certeza marcou a vida destes pequenos descobridores, gaúchos e gaúchas, nesta fase onde é tão importante proporcionar conhecimento e cultura. Durante toda a semana a professora Maria Helena de Souza Barbosa trabalhou com seus alunos os costumes gaúchos em rodas de conversa, a bandeira e suas cores e o hino do Rio Grande do Sul.
                Com o propósito de enriquecer o que foi trabalhado com os alunos sobre música, a professora Maria Helena convidou para a mateada da ESCJ o grupo de música gaúcha “Som da Terra”, que gentilmente veio tocar para todos os alunos da escola. Durante a mateada os alunos da educação infantil puderam observar o som da gaita, que é um dos principais instrumentos da música gaúcha.
                A turma da Educação infantil  recebeu também a visita do tradicionalista e professor de dança gaúcha, Sr. Carlos Alberto Ferreira, pai do aluno da 6ª série, Richar Ferreira. A visita aconteceu dia 15 de setembro, às 13h30min.  O palestrante deu uma aula sobre a indumentária gaúcha bem como as mudanças que os trajes já sofreram, falou sobre a comida gaúcha e ensinou os alunos a fazer o nosso bom chimarrão. No final, o Sr. Carlos Alberto, tocou violão e cantou para os alunos. Todos ficaram encantados e demonstraram sua curiosidade perguntando muito e partilharam o que aprenderam com todo o grupo. Os alunos da educação infantil entregaram ao palestrante uma lembrança como agradecimento por ter proporcionado uma tarde de conhecimento da história do Rio Grande do Sul.