segunda-feira, 19 de maio de 2014

Brincando com as Cores

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos. Descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial da vida, se entendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do ‘’mundo colorido’’ como peça importante também na educação das crianças.
Aprender as cores brincando, foi a atividade proposta pela Prof.ª Adriana Hepp, da Educação Infantil Nível I e II que trouxe um vídeo da historinha ‘’Bom dia Todas as Cores’’ para a socialização entre os alunos, mostrando a imensa variedade de cores presentes ao nosso redor, logo após fizeram brincadeiras no tapete colorido denominada o jogo das cores, jogando o dado teriam que caminhar até a cor sorteada reconhecendo e relatando oralmente para os colegas. Os alunos participaram também do ditado de cores, colando o circulo da cor pedida na folha com desenho.

A realização da experiência pela professora juntamente com os alunos com papel crepom, na qual a partir de duas cores surgiria uma terceira, deixou os alunos fascinados pela aparição de mais uma cor que não estava presente na mesa, um momento considerado mágico pelos pequeninos!