quinta-feira, 13 de junho de 2013

Projeto “Tradição Viva” – 3ª série

              A professora da 3ª série, Lizair Gentilini Moreira, iniciou neste mês de junho o Projeto “Tradição Viva” que tem por objetivos preservar a tradição cultural e os costumes populares brasileiros, proporcionar desafios e novas vivências pra a comunidade escolar, promover a aquisição de conhecimentos, oportunizar a leitura, interpretação e a recriação de músicas juninas e incentivar a reflexão sobre assuntos contemporâneos.
Este projeto está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, História, Ensino Religioso e Educação Física.
A primeira atividade realizada pela turma foi uma pesquisa sobre o significado dos símbolos que fazem parte das Festas Juninas (fogueira, quadrilha, fogos de artifício, balões, casamento caipira). Além da pesquisa escrita, os alunos elaboraram um desenho representando o símbolo pesquisado.
Ainda serão trabalhadas as músicas que fazem parte das festas juninas, dando possibilidade de os alunos recriarem as letras usando sua imaginação. Nas aulas de Ensino Religioso serão estudados os Santos Juninos, nas aulas de Educação Física os alunos participarão de brincadeiras tradicionais que compõe o clima da festa Junina.
Será proposta uma pesquisa sobre os tipos de receitas juninas e como culminância deste projeto os alunos confeccionarão um Livro de Receitas Juninas da 3ª série.