segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto “Meu estudo sobre as plantas” – Ed. Infantil

No dia 14 de março a professora da Educação Infantil Maria Helena de Souza Barbosa, iniciou com seus alunos o Projeto “Meu estudo sobre as plantas”. Este projeto tem por objetivo propiciar que espaço do jardim seja um local de estudo e pesquisa para os alunos e será desenvolvido durante o ano todo, em várias etapas.
A primeira etapa do projeto consistiu em um passeio no pátio da escola, com objetivo de olhar para as nossas plantas. Acompanhados da professora Maria Helena e da querida Irmã Lisane, os alunos foram conduzidos a uma nova descoberta em meio ao verde da natureza que temos aqui, bem perto de nós, na escola. A curiosidade dos alunos foi aguçada e, rapidamente se encantaram com toda a beleza e diversidade presente. Dentre as espécies de plantas que viram estão: o abacateiro, a bananeira, o limoeiro, a laranjeira e também o milho.
Inúmeras formas de vivenciar o estudo sobre as plantas surgirão nas próximas etapas do projeto. Pesquisas, experiências de plantio e cuidado com as plantas, registro de espécies através de desenhos, trabalho com as obras de arte, comparações entre algumas plantas, dentre outras. Para encerrar o projeto, será confeccionado um livro, para que esta experiência seja partilhada com os familiares dos alunos. Veja algumas fotos da primeira etapa do projeto: