segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ressignificação da Marca à Luz de uma Nova Primavera


O movimento de translação é indispensável à mudança das estações. Esse movimento requer a substancial flexibilidade da inovação e da criatividade. Cada estação tem a sua mística e o seu encanto.
A primavera dá colorido ao reflorescimento da flora veste as paisagens com uma grande diversidade de flores e perfumes.
A sementeira Notre Dame também foi preparada com atenção e cuidado. À luz de uma nova primavera, a logomarca ND foi pesquisada, estudada e ressignificada. Na festa da multiplicidade de cores e flores, a Rede Notre Dame lança a nova configuração de sua logomarca.
Percebendo que as transformações da sociedade e do tempo deram um perfil estático à logomarca, a Congregação Notre Dame iniciou um processo de reformulação de sua identidade visual. Para a Rede Notre Dame, com sede em Canoas, este processo veio legitimar o projeto de ressignificação da marca feita empresa Key Jump sob a responsabilidade do especialista em marcas, Arthur Bender e de sua competente equipe. Esse projeto incluiu entrevistas com diferentes grupos, encontros com as equipes diretivas, pesquisa de mercado, avaliação, análise e projeção de futuro.
A nova logomarca será utilizada por toda a Congregação de Notre Dame, presente em todos os continentes, com as devidas orientações técnicas enviadas à mesma, pela Superiora Geral, Irmã Mary Kristin Battles.
A nova representação gráfica foi desenvolvida usando símbolos estilizados. O ND renovado tem traços mais fluídos e leves, ligados à letra “C”, que remete ao termo “Congregação”, representado por "anéis orbitais". A intenção do símbolo é evidenciar o alcance global do cuidado da vida e do trabalho evangelizador, missionário, pedagógico em todas as suas formas e estágios nos 19 países onde as Irmãs de Notre Dame marcam presença.
O formato arredondado do "anel orbital" é também um caminho que dá a impressão de movimento que impulsiona para fora e retorna para o ND, simbolizando a unidade e o fortalecimento da identidade como marca.
O resultado dessa transição traduzirá na troca da identidade visual em todas as
escolas Notre Dame, ainda este ano, para que em 2014 as instituições sejam conhecidas e reconhecidas com a nova marca, fortalecida como REDE.
A Rede Notre Dame busca atualizar e melhorar constantemente seus serviços por acreditar que a Educação é a única maneira de transformar a sociedade. Acredita ainda que pessoas de valores e fé profunda, de caráter forte e terno, com competência e conhecimento serão capazes de interagir na construção de um mundo melhor para conviver. Esse é um compromisso intocável e uma missão da qual a Rede Notre Dame não abre mão.