O
movimento de translação é indispensável à mudança das estações. Esse movimento
requer a substancial flexibilidade da inovação e da criatividade. Cada estação
tem a sua mística e o seu encanto.
A
primavera dá colorido ao reflorescimento da flora veste as paisagens com uma grande
diversidade de flores e perfumes.
A
sementeira Notre Dame também foi preparada com atenção e cuidado. À luz de uma
nova primavera, a logomarca ND foi pesquisada, estudada e ressignificada. Na festa
da multiplicidade de cores e flores, a Rede Notre Dame lança a nova configuração
de sua logomarca.
Percebendo
que as transformações da sociedade e do tempo deram um perfil estático à
logomarca, a Congregação Notre Dame iniciou um processo de reformulação de sua
identidade visual. Para a Rede Notre Dame, com sede em Canoas, este processo veio
legitimar o projeto de ressignificação da marca feita empresa Key Jump sob a responsabilidade
do especialista em marcas, Arthur Bender e de sua competente equipe. Esse
projeto incluiu entrevistas com diferentes grupos, encontros com as equipes
diretivas, pesquisa de mercado, avaliação, análise e projeção de futuro.
A nova
logomarca será utilizada por toda a Congregação de Notre Dame, presente em
todos os continentes, com as devidas orientações técnicas enviadas à mesma,
pela Superiora Geral, Irmã Mary Kristin Battles.
A nova
representação gráfica foi desenvolvida usando símbolos estilizados. O ND
renovado tem traços mais fluídos e leves, ligados à letra “C”, que remete ao
termo “Congregação”, representado por "anéis orbitais". A intenção do
símbolo é evidenciar o alcance global do cuidado da vida e do trabalho
evangelizador, missionário, pedagógico em todas as suas formas e estágios nos
19 países onde as Irmãs de Notre Dame marcam presença.
O
formato arredondado do "anel orbital" é também um caminho que dá a impressão
de movimento que impulsiona para fora e retorna para o ND, simbolizando a unidade
e o fortalecimento da identidade como marca.
O
resultado dessa transição traduzirá na troca da identidade visual em todas as
escolas Notre Dame, ainda
este ano, para que em 2014 as instituições sejam conhecidas e reconhecidas com
a nova marca, fortalecida como REDE.
A Rede
Notre Dame busca atualizar e melhorar constantemente seus serviços por
acreditar que a Educação é a única maneira de transformar a sociedade. Acredita
ainda que pessoas de valores e fé profunda, de caráter forte e terno, com
competência e conhecimento serão capazes de interagir na construção de um mundo
melhor para conviver. Esse é um compromisso intocável e uma missão da qual a
Rede Notre Dame não abre mão.