quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Viagem de Estudos com alunos de 5ª a 7ª séries da ESCJ


A direção da Escola Sagrado Coração de Jesus e professores, organizaram uma viagem de estudos na cidade de Rio Grande com os alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries. A viagem foi planejada através da Kelly Excursões que preparou um roteiro especial para a visita.  No dia 02 de agosto os alunos saíram às 07h30min acompanhados da diretora, professores e uma funcionária e retornaram por volta de 20h.
Apesar da chuva, o dia foi de grande aprendizado com as visitas ao Museu Oceanográfico “Professor Eliézer de Carvalho Rios”, Porto Velho e Museu do Porto, Museu Náutico, Cais do Porto e Porto Novo e Praça Tamandaré.
A primeira visita do dia foi ao Museu Oceanográfico “Professor Eliézer de Carvalho Rios” que deu origem ao complexo de museus e centros associados da Fundação Universidade do Rio Grande, atualmente constituído pelo Museu Antártico, Museu Náutico, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) e o Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha (CEFAM). No Museu Oceanográfico funcionam os seguintes laboratórios: Laboratório de Malacologia, Laboratório de Mamíferos Marinhos, Laboratório de Ornitologia e Laboratório de Paleontologia.
Em seguida, os alunos visitaram o Cais do Porto e o Porto Novo onde foram recepcionados pela Sra. Rosângela Aguiar, Assessora de Comunicação Social,  que apresentou o “Projeto Escola no Porto” onde contou a história do Porto aos alunos através de apresentação de fotos.
Na visita ao Museu Náutico, os alunos conheceram embarcações, equipamentos de navegação, pesca e sinalização náutica, mapas e maquetes de acordo com os modernos princípios da museologia. 
No Museu do Porto os alunos foram recepcionados pela Sra. Maria Geni Romeu Dumont e apreciaram a evolução dos equipamentos de navegação e de transporte de mercadorias e os equipamentos usados em funções paralelas às atividades do maior complexo portuários do estado: O Porto de Rio Grande. Puderam conhecer a primeira locomotiva do DEPREC (Departamento de Portos, Rios e Canais) e o vagão-leito usado pelos técnicos e engenheiros da compagnie Françoise du Port Rio Grande do Sul, para fiscalizar as obras de construção dos Molhes da Barra e do Porto, no início do século XX.