A Biblioteca “Olavo Bilac” da Escola Sagrado Coração de Jesus foi fundada no dia 09 de agosto de 1976, na época a Diretora da escola era Irmã Maria Mitis. Em comemoração aos 37anos desse espaço literário, a bibliotecária Adriana Barbosa Hepp desenvolveu um projeto com várias atividades, onde os alunos foram convidados a viver um mundo imaginário de histórias e personagens, onde Adriana, a cada dia da semana, caracterizou-se de fada, boneca e por fim, de Olavo Bilac, em homenagem ao escritor literário o qual a biblioteca recebeu o nome.
No dia 06 de agosto as turmas da Educação Infantil, 1ª e 2ª série, assistiram-no salão de Atos a “Cinemateca” onde foram apresentadas as histórias ilustradas através do data show, com imagem e som. As histórias apresentadas foram: “O quanto eu te amo”, “O leão e o ratinho”, “O camundongo e o leão” e “Enquanto o sono não vem”. No dia 07 de agosto a Cinemateca foi desenvolvida para as turmas da 3ª e 4ª série com as histórias “Os quatro heróis” e “O aprendiz de magia”. Para apresentar as histórias da Cinemateca, Adriana se caracterizou de “fada”.
Na tarde do dia 08 de agosto foi desenvolvido o Projeto “Contando Histórias” no espaço da biblioteca. Neste dia, Adriana se caracterizou de “boneca” para contar histórias. Os alunos puderam interagir com a história contada durante o momento de leitura. Foi possível perceber que o fato da história ser contada por um personagem, no caso, uma boneca, fez com que os alunos se sentissem a vontade para mergulhar no mundo da imaginação.
Para as turmas da manhã, Adriana preparou o “Sarau Literário” que aconteceu no Salão de Atos, no dia 09 de agosto. Na abertura do Sarau, Adriana se caracterizou com os trajes de Olavo Bilac e apresentou a história da vida, obra e morte do mesmo. Para encerrar, declamou os poemas “Via-Láctea” e “Um beijo”
O Sarau Literário contou com a parceria das professoras Fabiana Pereira Goulart da 5ª série e da professora de Língua Portuguesa 6ª a 8ª série, Adriane Direne Minuto, que ajudaram os alunos, em cada turma, a escolher um autor brasileiro para apresentar.
Na turma da 5ª série os alunos apresentaram resumos de obras de Monteiro Lobato. Os alunos da 6ª série confeccionaram cartazes com trechos de um poema de Cora Coralina e, na medida que o poema ia sendo declamado os alunos mostravam o trecho do poema no cartaz.
Os alunos da 7ª série apresentara um vídeo sobre o autor Castro Alves. Os alunos da 8ª série leram e interpretaram no palco, através de uma pequena encenação, um trecho do poema de Cassimiro de Abreu, “Meus oito anos”.
O desenvolvimento das atividades na semana da biblioteca proporcionou aos alunos momentos de muita leveza, aprendizado e troca de informações. Foram momentos onde os alunos verdadeiramente deram asas a imaginação!