quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os Cinco Sentidos – Educação Infantil

             Para trabalhar o conteúdo “Cinco Sentidos” dentro do projeto de matemática: “Um pouco de mim” foram desenvolvidas várias atividades no período de 29 de outubro a 05 de novembro com os alunos da Educação Infantil, coordenados pela professora Maria Helena de Souza Barbosa.
O objetivo desse trabalho, além de aguçar os sentidos dos alunos, é atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação, sendo trabalhadas de forma integrada à percepção, a intuição e a cognição da capacidade criativa de cada aluno.
As atividades foram trabalhadas de modo significativo, para que o aluno pudesse entender que foi desenvolvida uma atividade para explicar cada um dos cinco sentidos, e como, por meio deles, percebemos o mundo e nos relacionamos com ele.
Olfato – Cubo perfumado: com aromas variados.
Audição – Pau-de-chuva: instrumento musical de percussão e ritmo.
Tato – Palmas sensoriais: qual textura é mais gostosa?
Visão – Através de Histórias: “Chapeuzinho Vermelho” – Foi relembrado com as crianças, o trecho da história em que o lobo e chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. “Dorina Viu” – Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso e como ela usou os outros sentidos para ver o mundo. Jogos de qubra-cabeça. Para encerrar os alunos tiveram contato com livros em Braille, com os olhos vendados.
Paladar – degustação de alimentos – doce, amargo, salgado, azedo.