sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aula prática de Ciências da Natureza – 3ª série

             Nos dias 12 e 14 de abril, a turma da 3ª série, teve aula prática de ciências da natureza. Dentro do conteúdo seres vivos – animais vertebrados e invertebrados. Por considerar que observando os animais, os alunos iriam compreender o conteúdo de forma muito mais significativa, a professora Lizair Gentilini Moreira, solicitou que cada aluno que tivesse algum animal criado em gaiola, levasse-o para a sala de aula, para que todos pudessem observar seu comportamento, alimentação e outras características.
            Recebemos a visita de alguns animais amigos: uma hamster, a Marie; dois piriquitos, o Gremista e a Brasileira; uma cocota, a Cotta; um peixe, o Nemo e dois cardeais.
            Diante de toda a movimentação e entusiasmo que esta atividade causou nos alunos, a diretora Catia Gowert, convidou os alunos da 3ª série para que passassem nas salas de aula e apresentassem os animais explicando porque eles estavam na escola.
            A apresentação dos alunos foi surpreendente e para a professora muito emocionante também, pois eles explicaram detalhadamente cada um dos animais, destacando que eram “vertebrados, pois todos possuíam esqueleto interno”, e que eram “aves, peixes ou mamíferos”. Os alunos adoraram estas aulas! Foi realmente uma atividade muito significativa para eles.