segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Descobrindo as Cores e Formas

            Durante o desenvolvimento do conteúdo “Descobrindo as Cores e Formas”, a professora Maria Helena de Souza Barbosa realizou diversas atividades com os alunos da Educação Infantil, com o objetivo de proporcionar a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas. As atividades foram desenvolvidas em 12 aulas no período de 03 a 18 de agosto de 2011.
            Foram realizadas atividades de pintura de formas geométricas utilizando as cores primárias, bem como, a mistura destas, para a obtenção e conhecimento das cores secundárias, fazendo com que os alunos pudessem diferenciá-las.
            Num segundo momento, a professora contou histórias onde os personagens eram formas geométricas, tais como: “A histórias do quadradinho” e “Um redondo pode ser quadrado”? Na primeira história, na medida em que a professora ia narrando, os alunos identificavam os personagens nas várias figuras espalhadas pelo chão; e, na segunda história, a apresentação ocorreu através do álbum seriado, sendo que antes de iniciá-la os alunos foram questionados se “Um redondo pode ser quadrado?”
            No encerramento deste conteúdo foi proporcionado um momento de descontração para as crianças; as mesmas foram ao pátio da escola para um joguinho que, reuniu todas as atividades anteriores em um jogo de dado o qual continha cores e formas geométricas para serem identificadas pelos alunos, como também havia a figura de uma fada a qual dava direito a cantar uma música, e, a figura de uma bruxinha para a qual deveriam pagar uma prenda.