Este é um material excelente para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato, estimula a análise, o raciocínio e o julgamento. É um ótimo recurso para as séries iniciais.
Segundo Piaget “... a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico matemático se dá quando ele usa esses atributos sem ter o material em suas mãos (raciocínio abstrato)”.
Com o objetivo de desenvolver a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade, a Professora da 1ª série, Bernardete Faria Pires da Rosa, no período de 15 a 31 de agosto realizou diversas atividades com as crianças utilizando os blocos lógicos. Exemplo: Dividiu os alunos divididos em pequenos grupos; Solicitou que as crianças manuseassem os blocos lógicos e formassem figuras; Escolheu alguns atributos e solicitou aos alunos que separassem os blocos de acordo com os atributos solicitados. Concluiu, solicitando que as crianças empilhassem as peças formando uma torre e que fizessem todo o esforço para que a mesma não caísse.