terça-feira, 30 de agosto de 2011

Preservação da Ecologia - 2ª série do Ensino Fundamental

Um grande susto para a borboletinha
            Os alunos da 2ª série da ESCJ, sob a orientação da professora Ir. Marta Maria Lopes Fonseca, tiveram a oportunidade de deixar sua mensagem de  respeito e proteção a natureza para um público de aproximadamente 140 pessoas entre alunos de Educação Infantil a 4ª série, pais, professores e direção.
            As pessoas presentes puderam refletir sobre as conseqüências da destruição à natureza que o homem vem fazendo através da encenação intitulada “um grande susto para a borboletinha”.  Os alunos mostraram que os animais mesmo sendo irracionais, protegem seu habitat natural através do seu instinto.  Já o homem sendo um animal racional, muitas vezes não pensa nas conseqüências que a destruição de uma árvore pode trazer para várias espécies.  A encenação foi apresentada na tarde do dia 26 de agosto, às 13h30min.
            Num segundo momento, os alunos apresentaram o poema o ”ABC” da vida. Os alunos vestiram uma letra do alfabeto e recitavam uma frase correspondente a sua letra.


Devemos amar e respeitar...

a  Á RVORE que dá sombra, que dá frutos.
a  B ALEIA que vive a nadar pelo mar.
a  C ACHOEIRA que vive a vida a correr.
o  D INOSSAURO que viveu há milhões de anos atrás...
a  E COLOGIA que é a ciência que estuda a vida.
a  F IGUEIRA que é uma árvore frondosa e faceira.
a  G IRAFA que é pescoçuda como uma garrafa.
o  H IPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.
o  Í NDIO que vive em aldeias na mata.
o  J ACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.
a  L ARANJA que guarda um suco saboroso.
o  M AR que é imenso e tem água salgada.
a  N ATUREZA que nos encanta com sua beleza.
o  O ZÔNIO que protege a Terra.
o  P LANETA que vive a vida a girar.
o  Q UATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.
o  R IO que corre para o mar como quem vai se atrasar.
a  S ELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.
a  T ERRA que é o planeta em que vivemos.
o U NIVERSO que é onde existem planetas, estrelas, asteróides.
o V ENTO que é o ar em movimento.
o X AXIM que é planta que tem o tronco formado por raízes.
e Z ELAR pelo nosso amado Planeta Terra.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Resgate da Cultura Ferroviária

             A ESCJ recebeu a visita do Sr. Jodair Moreno Pereira da cidade de Londrina – PR que faz parte do Projeto “Vagão do Conhecimento”, do instituto ALL (América Latina Logística). O objetivo principal da palestra foi mostrar aos alunos a evolução dos meios de transporte no Brasil e como as viagens de trem são mais seguras e econômicas.  Partilhou também sobre a diversidade da cultura brasileira.
            A palestra foi realizada no dia 16 de agosto em dois períodos. No período da manhã a palestra envolveu os alunos de 5ª a 8ª série das 9h às 11h. No período da tarde para os alunos da 3ª e 4ª séries, das 14 às 16h. Em ambos os períodos a palestra teve um intervalo de 15min onde foi servido um lanche com suco oferecido pelo palestrante.

Vida e Obra de Pintores Famosos

Releitura da obra “Girafa” de Tarsila do Amaral
            Os alunos da 1ª série, orientados pela professora Bernardete Faria Pires da Rosa, estão realizando a atividade “Vida e Obra de Pintores Famosos”, onde fazem a releitura de obras de pintores famosos com muita criatividade. Esta atividade teve início no dia 16 de agosto quando fizeram a releitura da obra “Girafa” de Tarsila do Amaral. Está prevista para as próximas aulas de artes a releitura de mais 3 obras de pintores famosos.
            Com este trabalho os alunos aprendem que é possível criar algo diferente usando uma obra como referência. Com a prática, a criança vai desenvolvendo uma marca pessoal que será notada nas releituras que fizer, além de entender melhor o sentido da arte.
"Girafa" - Tarsila do Amaral

 Releitura da Obra "Girafa" feita pelos alunos da 1ª série

Atividades com blocos lógicos

            Este é um material excelente para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato, estimula a análise, o raciocínio e o julgamento. É um ótimo recurso para as séries iniciais.
            Segundo Piaget “... a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico matemático se dá quando ele usa esses atributos sem ter o material em suas mãos (raciocínio abstrato)”.
            Com o objetivo de desenvolver a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade, a Professora da 1ª série, Bernardete Faria Pires da Rosa, no período de 15 a 31 de agosto realizou diversas atividades com as crianças utilizando os blocos lógicos. Exemplo: Dividiu os alunos divididos em pequenos grupos; Solicitou que as crianças manuseassem os blocos lógicos e formassem figuras; Escolheu alguns atributos e solicitou aos alunos que separassem os blocos de acordo com os atributos solicitados. Concluiu, solicitando que as crianças empilhassem as peças formando uma torre e que fizessem  todo o esforço para que a mesma não caísse.

Descobrindo as Cores e Formas

            Durante o desenvolvimento do conteúdo “Descobrindo as Cores e Formas”, a professora Maria Helena de Souza Barbosa realizou diversas atividades com os alunos da Educação Infantil, com o objetivo de proporcionar a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas. As atividades foram desenvolvidas em 12 aulas no período de 03 a 18 de agosto de 2011.
            Foram realizadas atividades de pintura de formas geométricas utilizando as cores primárias, bem como, a mistura destas, para a obtenção e conhecimento das cores secundárias, fazendo com que os alunos pudessem diferenciá-las.
            Num segundo momento, a professora contou histórias onde os personagens eram formas geométricas, tais como: “A histórias do quadradinho” e “Um redondo pode ser quadrado”? Na primeira história, na medida em que a professora ia narrando, os alunos identificavam os personagens nas várias figuras espalhadas pelo chão; e, na segunda história, a apresentação ocorreu através do álbum seriado, sendo que antes de iniciá-la os alunos foram questionados se “Um redondo pode ser quadrado?”
            No encerramento deste conteúdo foi proporcionado um momento de descontração para as crianças; as mesmas foram ao pátio da escola para um joguinho que, reuniu todas as atividades anteriores em um jogo de dado o qual continha cores e formas geométricas para serem identificadas pelos alunos, como também havia a figura de uma fada a qual dava direito a cantar uma música, e, a figura de uma bruxinha para a qual deveriam pagar uma prenda.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Arte Rupestre

            Os alunos da 5ª série da ESCJ na aula de arte do dia 10 de agosto trabalharam a proposta apresentada pela professora Elenita de Ávila Garcia sobre “Arte Rupestre”. Esta arte consiste em criar imagens no papel a partir do carvão. Os alunos com muita criatividade criaram imagens lindas que foram expostas num painel no saguão da escola para todos apreciarem.
                Arte rupestre é um termo dado às mais antigas representações artísticas conhecidas, gravadas em abrigos ou cavernas em épocas pré-históricas.