terça-feira, 31 de maio de 2011

Jornada Pedagógica Rede NOTRE DAME 2011

     Nos dias 16 e 17, os professores da Escola Sagrado Coração de Jesus, tiveram reforços em sua Jornada. Todos professores estiveram na Sede, situada em Canoas/RS, nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora para a Jornada Pedagógica da Rede Notre Dame de Educação.
     No primeiro dia, 16 de fevereiro, após a reflexão realizada pelo Colégio Santa Teresinha, a superiora provincial, Irmã Renete Mª Coco proferiu uma mensagem aos educadores. Nossa superiora geral, Irmã Mary Kristin também se fez presente por carta, deixando sua mensagem de incentive aos educadores.
    Ao longo do dia 16, duas grandes atividades foram trabalhadas. A primeira com a Mestra Janaína Paim, membro da ANEC, falando sobre o AVALIA – programa de avaliação institucional – aplicado em todas escolas da Rede. A segunda atividade contou com a presença de Denise Ferrari Dutra: Professora, coordenadora de curso, aluna do doutorado UFRGS, mestre e especialista em educação, trabalharam questões referentes ao ENEM com a palestra Ser Professor Hoje, um ofício e tanto. A noite, um Show de Talentos foi realizado e apresentado pelos integrantes de cada escola.
     No dia 17, a manhã da Jornada Pedagógica esteve recheada de atividades. Após a reflexão da Escola Maria Rainha, o professor Laércio Lancellotti falou ao grupo sobre a Campanha da Fraternidade de 2011. Chamou todos os professores, independente da disciplina que lecionam, a serem conhecedores e propagadores da proposta, principalmente nas práticas diárias. Na seqüência, Dr. Ênio Aguzzi explanou sobre a medicina do trabalho. A saúde do individuo e as atitudes saudáveis foram contagiantes ao grupo.  Após o intervalo, Dr. Oscar Kronmeyer falou aos participantes sobre a escola e como ela se insere sendo elemento sustentável no mercado globalizado e os Cenários Contemporâneos em Educação.
     A tarde, dando continuidade aos trabalhos, realizamos as oficinas: Revisão dos Planos de Estudo da Rede Notre Dame de Educação.Permeando-as com o Documento “Normas de Convivência” e Relatório das Conclusões.
     A contribuição da supervisora das Escolas Notre Dame, Irmã Adelia Dannus, fecha com todo trabalhado realizado até aqui: “A excelência é indispensável. A criatividade não é mais suficiente. Este momento (Jornada Pedagógica) é a nossa antecipação frente às mudanças que a sociedade vive.”