sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Projeto Interdisciplinar: Matemática e Biologia trabalhando juntas!

Foi aplicado o projeto “Desenvolvendo o raciocínio lógico e conhecendo o mundo animal através do material concreto”, na turma de 7º ano constituída por 15 alunos, da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, que teve como objetivo a interdisciplinaridade entre matemática e biologia, envolvendo e estimulando o raciocínio lógico e a revisão dos conteúdos biológicos aplicados.
O referido projeto age numa perspectiva de envolvimento dos sujeitos, bem como, a realização de um jogo lógico matemático envolvendo as características dos seres vivos para que ocorra o processo de ensino aprendizagem.
O projeto foi desenvolvido em sala de aula, onde foram formados grupos. Cada grupo recebeu um conjunto de cartas que compreenderam os animais, seu habitat e tipo de alimentação (onívoro, herbívoro ou carnívoro), tipo de gestação (vivíparo, ovíparo e ovovivíparo) e uma cartela com os “problemas” a serem resolvidos.
 Logo após as instruções, o grupo resolveu as questões propostas, organizando as cartas em forma de matrizes relacionando as informações citadas acima.
Através do conhecimento matemático e biológico, desenvolveu-se a relação do “Mundo Animal com os Jogos Boole”. Com essas relações foi desenvolvido o jogo de cartas com imagens de animais e histórias (problemas) que orientam como fazer as disposições das cartas.