Foi aplicado o projeto “Desenvolvendo
o raciocínio lógico e conhecendo o mundo animal através do material concreto”,
na turma de 7º ano constituída por 15 alunos, da Escola de Ensino Fundamental
Sagrado Coração de Jesus, que teve como objetivo a interdisciplinaridade entre
matemática e biologia, envolvendo e estimulando o raciocínio lógico e a revisão
dos conteúdos biológicos aplicados.
O referido projeto age numa perspectiva
de envolvimento dos sujeitos, bem como, a realização de um jogo lógico
matemático envolvendo as características dos seres vivos para que ocorra o
processo de ensino aprendizagem.
O projeto foi desenvolvido em sala de
aula, onde foram formados grupos. Cada grupo recebeu um conjunto de cartas que
compreenderam os animais, seu habitat e tipo de alimentação (onívoro, herbívoro
ou carnívoro), tipo de gestação (vivíparo, ovíparo e ovovivíparo) e uma cartela
com os “problemas” a serem resolvidos.
Logo após as instruções, o grupo
resolveu as questões propostas, organizando as cartas em forma de matrizes
relacionando as informações citadas acima.
Através do conhecimento matemático e
biológico, desenvolveu-se a relação do “Mundo Animal com os Jogos Boole”. Com
essas relações foi desenvolvido o jogo de cartas com imagens de animais e
histórias (problemas) que orientam como fazer as disposições das cartas.