As histórias
estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de conta-las e
ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à
construção da Identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de
ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima
a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos
mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é
importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a
ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos
pequenos com os textos, desde cedo e de sua participação frequente em situações
diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais
agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
O Projeto “Viajando
na Sacola Mágica da Leitura”, visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e
consiga transmitir ao outro o que leu. Assim o livro deve ser mostrado e aberto
com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que LER É UMA
VIAGEM MARAVILHOSA E NÃO APENAS MAIS UMA DAS ATIVIDADES DA ESCOLA.
Este projeto
começou a ser desenvolvido dia 22 de maio, com os alunos da Educação Infantil
da Escola Sagrado Coração de Jesus e a professora Maria Helena de Souza
Barbosa, coordena este projeto. Ela conta que a partir de uma sacola com
diferentes livros de histórias, um caderno de registros e um casal de bonecos:
Senhora “Alfabeta” e Senhor “Numeral”, se dará a Viagem da leitura.
Os alunos
serão sorteados e levarão para casa a sacola com os livros, o caderno de
registros e o casal de bonecos por Uma Semana. Os pais poderão ler para seu
filho (a) um ou mais livros da sacola para que a criança, posteriormente, possa
fazer um registro no caderno sobre seu entendimento e interpretação do que ouviu
o que poderá ser através de desenhos, colagem, montagem ou de alguma outra
forma criativa que ele preferir.
Depois, na
sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que seus pais
leram para ele, e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma
teatral, se o aluno quiser.
Nesta primeira semana do projeto, a aluna sorteada a fazer a viagem pela leitura foi a pequena Julia Lemes.