terça-feira, 27 de maio de 2014

Tô dentro!

O grupo de Jovens da Igreja Católica de Pedro Osório, juntamente com os cursilhistas da mesma, realizou no salão de atos da Escola Sagrado Coração de Jesus, o evento para pré-adolescentes ‘’Tô dentro’’. 
O evento que teve início no sábado, dia 24, terá continuidade no dia 01 de junho! A proposta, é juntar mais os jovens da comunidade de Pedro Osório e Cerrito, sejam eles católicos ou não. E fazer com que desperte neles, o que eles têm de melhor. Despertar os hábitos da educação, da solidariedade, de ajudar o próximo e dar oportunidade deles se conhecerem mais e melhor. Todos foram divididos em equipes, para realizar a gincana com tarefas lúdicas. Mostrando assim, que trabalhar em grupo é muito melhor do que trabalhar sozinho. Neste sábado foi um sucesso, um evento regado a muita música, dinâmica e muita diversão! E no próximo domingo nossos jovens vão para um sítio, adquirir mais conhecimento! Ainda vem muito mais por aí!









segunda-feira, 26 de maio de 2014

Formação para funcionários da ESCJ

Desta vez, a formação aconteceu para todos os funcionários da Escola Sagrado Coração de Jesus. A formação ocorreu no Salão de Atos na escola, no dia 21 de maio e foi conduzido pela diretora Irmã Anair Loro. Estiveram presentes funcionários de todos os setores da escola (administrativo, limpeza e merenda). Para dar inicio e receber os seus funcionários, a diretora em um gesto bonito entregou um bombom para cada um, com frases diferentes sobre Santa Jullia Billiart. Procedeu com uma linda mensagem em power point ‘’A última Pedra’’ de Roberto Shinyashikvanl. Para encerrar, apresentou e explicou os projetos da Escola ‘’Base + Atitudes’’. 


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Formação para Professores na ESCJ

Aconteceu no dia 17 de maio de 2014, pela parte da manhã, nas dependências do Salão de Atos da Escola, o encontro de Formação para os professores, com a presença da Direção, Supervisão Pedagógica e Professores do Ensino Fundamental I e II.
A formação iniciou às 8h, a diretora Irmã Anair Loro, fez a abertura com um momento de espiritualidade onde os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre a mensagem do Papa Francisco aos educadores. Logo após, apresentou em Power point ‘’A última pedra’’ de Roberto Shinyashikvanl.  Logo em seguida, a Direção e Supervisão Pedagógica, apresentaram os projetos ‘’A Base: Profissionais competentes e qualidade de ensino’’ e ‘’Mais atitudes: Relacionamento e Atendimento’’. Dando continuidade, os professores do Ensino Fundamento I e II apresentaram seus projetos interdisciplinares e na área da Língua Portuguesa e Matemática.

A senhora Keila Martins, Supervisora Pedagógica da Editora Ática e Scipione marcou presença e fez a palestra ‘’Família e Escola: os novos desafios’’.







segunda-feira, 19 de maio de 2014

Brincando com as Cores

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos. Descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial da vida, se entendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do ‘’mundo colorido’’ como peça importante também na educação das crianças.
Aprender as cores brincando, foi a atividade proposta pela Prof.ª Adriana Hepp, da Educação Infantil Nível I e II que trouxe um vídeo da historinha ‘’Bom dia Todas as Cores’’ para a socialização entre os alunos, mostrando a imensa variedade de cores presentes ao nosso redor, logo após fizeram brincadeiras no tapete colorido denominada o jogo das cores, jogando o dado teriam que caminhar até a cor sorteada reconhecendo e relatando oralmente para os colegas. Os alunos participaram também do ditado de cores, colando o circulo da cor pedida na folha com desenho.

A realização da experiência pela professora juntamente com os alunos com papel crepom, na qual a partir de duas cores surgiria uma terceira, deixou os alunos fascinados pela aparição de mais uma cor que não estava presente na mesa, um momento considerado mágico pelos pequeninos!





Comemoração do Dia das Mães

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados e criados. 
Por isso, na tarde do dia 9 de maio, na Escola Sagrado Coração de Jesus, alunos e professores, da Educação Infantil nível III à 4ª série, prestigiaram as mães com lindas homenagens. As mães dos alunos da Educação Infantil níveis I e II, receberam a homenagem na tarde do dia 7 de maio.
Cada professora organizou uma apresentação com música e os alunos confeccionaram lembrancinhas e cartões. As homenagens foram realizadas nas salas de aula de uma forma muito simples, porém muito emocionantes e com um significado indescritível. 
























sexta-feira, 9 de maio de 2014

4ª série trabalhando sobre o Artista Pieter Bruegez

As aulas de Arte, da turma da 4ª série, ganham emoção e grandeza, ao ser oportunizado aos alunos conhecerem, através da orientação da Prof. Andréa Rocha, alguns artistas que tiveram uma fundamental importância na história das artes.

Em uma das aulas os alunos conheceram um pouco da vida e das obras do artista holandês Pieter Bruegez, também chamado de O Velho.


Construíram, com a utilização de materiais recicláveis, lindas flores, as quais estavam relacionadas a um dos estilos artísticos representados nas obras do artista, qual sendo ele, a pintura de paisagens e cenas de campo.






Projeto: Palavras Mágicas - 4ª série

Atualmente percebemos que a leitura e, por consequência, uma eficaz produção textual estão se tornando uma prática muito distante nas escolas. Os alunos demonstram não gostar de ler e encaram a leitura de um texto ou livro como uma punição.


Tendo esta preocupação a professora Andréa Rocha desenvolve com a turma da 4ª série o projeto Palavras Mágicas e a cada semana ele vai sendo mais aprimorado. Agora os alunos contam com a “Casa das Palavras Mágicas”, que fica dentro da sala de aula e que enquanto um aluno esta dentro da Casa, fazendo a leitura de um livro, os demais estão prestando atenção na mesma e fazendo a sua própria produção textual a partir do livro que esta sendo lido.




quarta-feira, 7 de maio de 2014

Horta da Escola - 1ª série

A visita dos pequenos da turma da 1ª série, à horta da Escola Sagrado Coração de Jesus, com a professora Bernardete Pires da Rosa, foi muito proveitosa. Todos adoraram e aprenderam como cuidar do meio ambiente, acompanhados pela querida Irmã Elvira, que não cansou em responder as perguntas feitas pelos alunos e em dar explicações de como cuidar da terra, das plantas e até de suas galinhas.

O que mais encantou os alunos foram as armadilhas para pegar insetos, que a Irmã Elvira lhes mostrou, as quais ficam nos troncos das árvores. As bananeiras também causaram encantamento nas crianças.

Outra coisa que a Irmã mostrou é um local onde folhinhas caídas e o “lixo” da horta, juntos, vão se transformando em adubo para que a terra fique forte e própria para o plantio, sem que seja necessário o uso de produtos químicos.

Este foi um momento de alegria, descontração e muito aprendizado.

Obrigada à Irmã Elvira pela atenção dispensada aos nossos pequenos e também à Irmã Lisane que permitiu às crianças levarem para casa uma frutinha que ela diz que todos chamam de “guaraná”.