quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Passeio Educativo – 3ª série

              A professora da 3ª série Lizair Gentilini Moreira, realizou no dia 21 de novembro um passeio educativo com seus alunos. Na oportunidade os alunos puderam conhecer a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, no 2ª distrito de Piratini, local onde a professora Lizair reside.
A turma saiu ás 13h de micro ônibus, acompanhados pela professora Lizair e Vice-diretora Irmã Marta Fonseca e retornaram ás 17h. Durante o passeio os alunos participaram de uma aula prática de Ciências da Natureza, atividades físicas e um piquenique ao ar livre.

Noite do Desafio

               A Escola Sagrado Coração de Jesus realizou no dia 16 de novembro a Noite do Desafio, onde os alunos de 5ª a 8ª série coordenados pelos professores Mauro Satte Alam Ferro e Darcimary Nobre de Moraes participaram de atividades físicas e competitivas das 19h ás 23h. Confira algumas fotos:
 

Hora Cívica e Dia da Consciência Negra

            A Escola Sagrado Coração de Jesus realizou no dia 20 de Novembro a Hora Cívica do terceiro trimestre, onde as atividades desenvolvidas homenagearam o Dia da Consciência Negra.
No turno da manhã, após a abertura com o Hino Nacional, os alunos de 5ª a 8ª série foram prestigiados com uma palestra com o tema “Cultura Africana e suas Ramificações”, ministrada pela Sra. Alda Maria Vitória, coordenadora do CRAS de Pedro Osório. Durante a palestra os alunos puderam reforçar o que aprenderam em sala de aula sobre este assunto e puderam relacionar a Cultura Africana com a realidade em nossa volta. Na sequencia as turmas fizeram apresentações relativas ao tema.
No turno da tarde, após a solenidade de abertura da Hora Cívica, todos os presentes assistiram a apresentação de Capoeira do Bairro Paraíso, onde um aluno da escola faz parte desse grupo. Após cada turma deu sua contribuição com apresentações relativas a história da Cultura Africana. Cerca de 250 pessoas entre alunos, pais e professores assistiram as apresentações nos turnos da manhã e tarde.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os Cinco Sentidos – Educação Infantil

             Para trabalhar o conteúdo “Cinco Sentidos” dentro do projeto de matemática: “Um pouco de mim” foram desenvolvidas várias atividades no período de 29 de outubro a 05 de novembro com os alunos da Educação Infantil, coordenados pela professora Maria Helena de Souza Barbosa.
O objetivo desse trabalho, além de aguçar os sentidos dos alunos, é atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação, sendo trabalhadas de forma integrada à percepção, a intuição e a cognição da capacidade criativa de cada aluno.
As atividades foram trabalhadas de modo significativo, para que o aluno pudesse entender que foi desenvolvida uma atividade para explicar cada um dos cinco sentidos, e como, por meio deles, percebemos o mundo e nos relacionamos com ele.
Olfato – Cubo perfumado: com aromas variados.
Audição – Pau-de-chuva: instrumento musical de percussão e ritmo.
Tato – Palmas sensoriais: qual textura é mais gostosa?
Visão – Através de Histórias: “Chapeuzinho Vermelho” – Foi relembrado com as crianças, o trecho da história em que o lobo e chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. “Dorina Viu” – Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso e como ela usou os outros sentidos para ver o mundo. Jogos de qubra-cabeça. Para encerrar os alunos tiveram contato com livros em Braille, com os olhos vendados.
Paladar – degustação de alimentos – doce, amargo, salgado, azedo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Máscaras Africanas

             “Eu tenho um sonho: que meus filhos sejam julgados pela sua personalidade e não pela cor da sua pele” Martin Luther King
Em homenagem ao dia da consciência negra – 20 de Novembro – os alunos da 4ª série, coordenados pela professora, vem estudando a cerca de um mês sobre a influência da cultura africana na cultura do Brasil.
Fizeram muitas descobertas e acrescentaram aos seus conhecimentos que somos um povo afro-brasileiro, pois os costumes trazidos pelos negros ainda estão vivos no dia-a-dia de cada um: como a religião, os dialetos, as comidas, as danças e músicas bem como as lutas.
Porém o objetivo principal do trabalho é levar á conscientização de que somos iguais perante Deus e a cor não nos faz melhor ou pior. Conscientizar os alunos que o racismo ainda existe e somos nós estudantes que estamos tendo acesso ao conhecimento que devemos lutar contra ele “O Racismo”.
Os alunos conheceram a trajetória do negro até o Brasil, seus sofrimentos no Brasil Colônia e suas reações ao fugirem para os quilombos.
O principal Quilombo foi o dos Palmares e seu líder Zumbi dos Palmares, que assim como Jesus foi traído por um escravo, capturado e morto. Ficou conhecido até hoje como o maior ativista pelos direitos dos negros e é na data de sua morte que foi instituído “O dia da Consciência negra”.
Queremos sensibilizar os alunos para que lutem e se desprendam dessa sociedade que é discriminatória, que saibam que somos todos obra de Deus e irmãos perante ele.
A Turma da 4ª série da Escola Sagrado Coração de Jesus após concluído os estudos confeccionou máscaras africanas e pesquisaram sobre seus significados em homenagem a este dia e a Cultura Negra Africana.
Para os negros as máscaras eram usadas em cerimônias religiosa, guerras e festas, confeccionadas na madeira e decoradas.

Professora Elenita de Ávila Garcia
Responsável pelo trabalho


                                   “A Educação é a alma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela

Visita à 40ª Feira do Livro de Pelotas

             A Escola Sagrado Coração de Jesus realizou uma viagem à 40ª Feira do Livro de Pelotas, com o objetivo de proporcionar as crianças, experiências de contato com a cultura da leitura.
No dia 14 de novembro, os alunos da 3ª e 4ª série acompanhados da Diretora Catia Gowert, das professoras Lizair Gentilini Moreira e Elenita de Ávila Garcia e das funcionárias Adriana Barbosa Hepp e Brenda Machado Pons, saíram ás 13 horas da escola em excursão até a cidade de Pelotas. Chegando lá os alunos se maravilharam com o mundo da leitura, além das atrações da Tenda Cultural, com apresentações de peças teatrais e o Cine 6D.
No retorno os alunos trouxeram uma bagagem de novas experiências e conhecimento onde puderam trocar entre si o que vivenciaram durante todo o passeio.