quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aula Interdisciplinar – E.I. e 1ª série

             As professoras Bernadete Faria Pires da Rosa da 1ª série e Maria Helena de Souza Barbosa da Educação Infantil oportunizaram um trabalho interdisciplinar aos seus alunos, na manhã do dia 20 de outubro, onde as atividades desenvolvidas foram permeadas pelo lúdico.
O lúdico é um excelente recurso didático que garante resultados eficazes na educação dos nossos alunos, pois os jogos estimulam as inteligências, permitindo que os mesmos se envolvam em tudo de forma significativa. Estas atividades são divertidas e educativas além de estimularem uma interação maior entre professor e aluno, saindo da rotina.
Esta divertida manhã acabou com um belo passeio, onde as professoras levaram seus alunos para a praça do centro da cidade para brincarem e se divertirem saboreando uma pipoca.
 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Outubro, mês da Odontologia

             Ensinar as crianças a cuidar dos dentes desde pequenas é um investimento que terá benefícios para o resto de suas vidas. E nada melhor que incentivá-los a realizarem uma boa higiene bucal.
Desta maneira, foi desenvolvido junto a Educação Infantil, durante todo o mês de outubro, um projeto referente ao mês da odontologia, onde foram realizadas diversas atividades relativas ao tema.
A professora Maria Helena de Souza Barbosa confeccionou um painel, apresentando aos alunos os “amigos” e os “inimigos” do dente, além de histórias, trabalhos com recorte, colagem, pintura e massinha de modelar.
A cada dia da semana foi realizado um sorteio onde o escolhido era caracterizado de “dentista do dia”, o qual usando Jaleco, touca e máscara (uniforme de dentista), ajudava os colegas na hora da escovação, ficando encarregado de colocar o creme dental nas escovas.
Por fim, os alunos irão assistir uma palestra apresentada pelo Dr. Diógenes, Dentista da cidade de Pelotas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Gatinha Mimi

             No dia 19 de outubro, os alunos da Educação Infantil, orientados pela professora Maria Helena de Souza Barbosa, realizaram o encerramento da hora do conto da ESCJ, onde encenaram a história “A Gatinha Mimi” para um público de aproximadamente 150 pessoas, entre direção, professores alunos e familiares.
Tendo como base o tema da Campanha da Fraternidade/2012 – “Saúde Pública”, esta encenação, além de apresentar uma história que diz respeito à saúde, mostra-nos também que nossos animaizinhos de estimação precisão ser bem cuidados, pois do contrário, podem adoecer e transmitir doenças a seus donos, transformando-se assim, numa questão de saúde pública.
Além da encenação, a turma também apresentou uma música de Bia Bedran “Desengonçada”, a qual colocou todos para dançar, fazendo com que todos os presentes tivessem um momento de descontração, e assim, a oportunidade de praticar um exercício físico.

Brincadeiras e Jogos 1ª série

              A professora da 1ª série, Bernadete Faria Pires da Rosa, proporcionou momentos divertidos aos seus alunos, provando o que diz Carlos Drumond de Andrade que “Brincar com as crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo”, pois acredita que brincar e jogar é condição para o desenvolvimento.
Na oportunidade foi criado um circuito de jogos onde os grupos iam se revezando, ora em um jogo ou atividade, ora em outro. Na atividade com fantoches, os alunos criaram histórias com os personagens, onde inclusive um vídeo foi gravado. Os colegas sentaram para ouvir algumas histórias inventadas pelos grupos.
Este momento foi de descontração e aprendizado onde a professora e aluno interagiram, provando que sala de aula é lugar de brincar e que brincando também se aprende.