quarta-feira, 25 de julho de 2012

Gincana Cultural

              No dia 20 de julho último dia de aula antes do recesso escolar, os alunos de 5ª a 8ª série da ESCJ participaram da Gincana Cultural, que teve por objetivo desenvolver o prazer de conhecer e aprender, valorizando as relações humanas a partir da interdisciplinaridade no ambiente escolar.
Os alunos foram divididos em três equipes: Vermelho, Azul e branco. A partir daí os professores apresentaram aos alunos desafios e tarefas em relação a situações cotidianas para que os mesmos demostrassem competência e habilidades para usá-las em benefício de todos.
Em uma das tarefas propostas, as três equipes arrecadaram 63 novelos de lã que serão doados para entidades assistenciais do nosso município.
A equipe vencedora foi a Equipe Azul com 2.170 pontos, em segundo lugar a Equipe Branco atingiu 1.970 pontos e a Equipe Vermelho 1.500 pontos. Todos os alunos estão de parabéns pelo desempenho e participação.

terça-feira, 24 de julho de 2012

“A Doença da Terra” – 3ª série

            No dia 18 de julho ás 16h, os alunos da 3ª série encenaram a história “A doença da Terra”, para um público de aproximadamente 120 pessoas entre direção, professores, alunos e familiares.
A história escolhida uniu o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como foco a “Saúde” e o Dia da Terra, que é comemorado no dia 22 de abril. A professora Lizair Gentilini Moreira, trabalhou com seus alunos diferentes âmbitos relacionados ao tema saúde, dentre eles, o cuidado com o nosso planeta Terra, que nos fornece toda a água e recursos naturais indispensáveis para nossa Saúde.
Os alunos encenaram algumas situações que prejudicam o nosso planeta e nos deixaram uma mensagem muito importante: “O remédio para o Planeta Terra não pode ser comprado em nenhuma farmácia, pois este remédio chama-se AMOR E RESPEITO À NATUREZA, e isso só pode ser encontrado no coração das pessoas”.
         

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Palestra “Doenças que afetam os profissionais da Educação”

             No dia dezesseis de julho, ás 17h, esteve palestrando na Escola Sagrado Coração de Jesus, o Doutor Achilles Gentilini, Clínico Geral, da cidade de Pelotas. A palestra teve como tema “Doenças que afetam os profissionais da educação”.
Durante 1 hora, o médico conversou com professores e funcionários da Escola Sagrado Coração de Jesus sobre sintomas e prevenção das seguintes doenças: Hipertensão, Estresse, Depressão, Doenças da Glândula Tireoide, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), Diabetes, Doenças Respiratórias, Doenças das Cordas Vocais e Infecção Urinária.
Cerca de 20 professores e funcionários estiveram presentes na palestra e puderam esclarecer suas dúvidas. A realização desta palestra faz parte do Projeto “Cuidados com a Saúde do Trabalhador e Prevenção de Doenças”, da Rede Notre Dame.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Semana dedicada aos Avós na Escola Sagrado Coração de Jesus

              A homenagem aos avós dos alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus aconteceu na semana de 09 a 12 de julho. Com muito carinho e alegria, os alunos prepararam lindas homenagens a seus avós.
No dia 09 de julho, ás 15h30min, os alunos da 4ª série decoraram o saguão com corações e frases de carinho dedicadas aos seus avós, apresentaram em slides, fotos de seus avós com a música de Roberto Carlos “como é grande o meu amor por você”. No final da apresentação cada aluno fez a entrega de uma lembrancinha aos avós presentes.
No dia 11 de julho, ás 15h30min, os alunos da 2ª e 3ª série apresentaram um Jogral onde demostraram, com muito carinho, a importância dos avós na sua vida. Cada aluno entregou aos avós, lembrancinhas e cartões feitos por eles.
                No dia 12 de julho, ás 10h, alunos de 5ª a 8ª prepararam lindas homenagens aos avós em apresentações de slides, poesias e músicas.
                Na tarde do dia 12 de julho, a homenagem ficou por conta dos alunos da Educação Infantil e 1ª série. Eles cantaram uma linda música, dedicaram versos aos avós e fizeram a entrega de lembrancinhas.
                Durante todos os dias de homenagens, a abertura ficou por conta da Diretora Cátia Gowert que fez a acolhida aos avós com uma linda mensagem. No encerramento, todos partilharam um gostoso lanche, onde cada um trouxe um prato e a escola ofereceu o chá.
A todos os avós, parabéns por essa data tão querida!
Homenagem 4ª série

Homenagem 2ª e 3ª série

Homenagem 5ªa 8ª série

Homenagem Ed. Infantil e 1ª série

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jornal Mural – 5ª série

            O Projeto “Jornal Mural”, coordenado pela professorada 5ª série Fabiana Goulart Pereira, visa estimular a produção textual e o aperfeiçoamento da escrita, possibilitando aos alunos ampliar seu vocabulário e usar sua criatividade na elaboração de textos, veiculando as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, etc, num meio de comunicação criado pela turma.
Este projeto começou a ser desenvolvido na turma da 5ª série no segundo trimestre e se estenderá até o final do ano. As notícias serão postadas mensalmente em um mural que será fixado no saguão da escola, para que todos tenham acesso às notícias.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto de Matemática – 4ª série

A professora da 4ª série, Elenita de Ávila Garcia, iniciou neste segundo trimestre o Projeto de Matemática que consiste num Jogo de Reforço, onde os alunos terão que usar as quatro operações e a tabuada para poder brincar. Será dada uma tabela de cálculos e o aluno que resolver primeiro deverá dizer a palavra “stop”, marcando ponto.
A atividade exige que cada aluno desempenhe seus conhecimentos e tenha um raciocínio rápido.