quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto “Da África para Pedro Osório” – 1ª série

O projeto “Da África para Pedro Osório” desenvolvido na turma da 1ª série, sob a coordenação da professora Bernadete Faria Pires da Rosa, tem por objetivos promover atividades que contribuam para a socialização das crianças em classe eliminando atitudes e comportamentos agressivos e insensíveis frente as diferenças raciais e criar situações que facilitem a conscientização dos alunos sobre a importância  e a riqueza da herança africana que permeia nossa cultura. O projeto visa trabalhar a cultura afro brasileira nos conteúdos de história e arte.
Após alguns dias de espera e expectativa, os alunos da 1ª série finalmente puderam acolher a Princesa africana SHEBA, que deverá visitar a turma quinzenalmente até o mês de novembro.
SHEBA traz novidades de seu continente, sua história de vida, cultura e tradição de seu povo. Traz consigo uma maleta onde carrega muitas informações. A cada visita trará assuntos diferentes, somando conhecimentos.
No dia 25 de maio, data da sua primeira visita, SHEBA se apresentou dizendo a que veio e retirou de sua maleta um mapa mundi, onde mostrou aos alunos a localização, em seu continente, das escolas Notre Dame.
Os alunos ficaram encantados e curiosos com a visita da SHEBA e manifestaram que gostariam de levá-la para casa para que seus pais a conheçam. Acreditamos que mais adiante estas visitas poderão acontecer.
Aguardem, pois nas próximas visitas SHEBA promete transmitir muitas e curiosas informações.

Hora Cívica ESCJ

No dia 18 de maio, data em que terminou o primeiro trimestre, aconteceu a Hora Cívica, que tem por objetivos cultivar o hábito de cantar os hinos cívicos, prestar às devidas homenagens a pátria e oportunizar aos alunos que demonstrem suas habilidades através da música, dança, peças teatrais ou poesias, tornando o ambiente escolar mais saudável. As atividades foram desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde.
As atividades desenvolvidas foram: Abertura da hora cívica com o hino nacional. Apresentação do hino da Escola Sagrado Coração de Jesus, pelos  compositores da letra Paola Zanetti Ribeiro Matheus Muniz e música de Eliane Satte Alam Ferro. Após cada turma apresentou uma habilidade desenvolvida no primeiro trimestre. No encerramento, todos cantaram o Hino Riograndense.

terça-feira, 29 de maio de 2012

ESCJ participa do Manifesto pela Segurança Pública de Pedro Osório

No dia 16 de maio a Escola Sagrado Coração de Jesus participou do manifesto pela segurança pública de Pedro Osório. O comércio da cidade fechou das 15h30min às 16h30, horário em que as pessoas saíram às ruas pedindo segurança e paz. Os alunos da ESCJ confeccionaram cartazes e saíram em caminhada levando nas mãos bandeiras e balões brancos, cor símbolo da paz.
Nossos alunos e professores, em caminhada, se uniram a cerca de 2.000 pessoas no centro da cidade em frente a Rádio Portal Sul FM, onde os organizadores leram a Carta Manifesto pela Segurança Pública de Pedro Osório. No encerramento do manifesto o aluno da ESCJ Miguel Belasquem Fraga, da 1ª série, convidou a todos os presentes para fazerem uma oração pedindo Paz. Todos junto rezaram a oração “Pai Nosso” e “Anjo da Guarda”.
Este manifesto aconteceu devido ao grande número de assaltos que estão acontecendo na cidade, num momento em que as famílias não se sentem seguras em suas casas e nas ruas. Basicamente o que se pede na carta manifesto é mais segurança, mais policiais nas ruas e ações concretas no combate ao tráfico de drogas, que é o que alimenta a violência. Com essas ações, esperamos que a paz se estabeleça!

50 anos da Província Nossa Senhora Aparecida

No dia 13 de maio a Direção da escola Sagrado Coração de Jesus esteve em Canoas, onde foram celebrados os 50 anos da Província Nossa Senhora Aparecida da Rede Notre Dame. Na oportunidade estiveram presentes as diretoras e vice-diretoras das escolas da rede Notre Dame, leigos, Irmãs do Tocantins, Acre e Santa Catarina e irmãs do Governo Geral. Presença significativa foi do Governo Geral da Rede Notre Dame Irmã Annelise (Superiora Provincial da Alemanha), Irmã Mary Kristin (superiora Geral ND da Califórnia, EUA); Irmã Alcídia, Brasileira, Conselho ND de Roma na Itália, Irmã Mary Sreeja, Indiana, residente em Roma na Itália.
No dia 14 de maio as Diretoras das escolas ND tiveram uma reunião com as Irmãs do Governo Geral ND onde falaram sobre as atividades realizadas pelas escolas nos seus respectivos municípios.

Trabalho Interdisciplinar - Saúde X Doença

A turma da 4ª série, liderados pela professora Elenita de Ávila Garcia, apresentou um trabalho interdisciplinar com o tema: ”Saúde X Doença”, abrangendo as disciplinas de Ensino Religioso (onde se aproveitou o tema da CF de 2012: “Que a saúde se difunda sobre a terra”) e Ciências da Natureza (abordando os cuidados com o corpo humano, também a saúde mental e a saúde do planeta).
Após pesquisas, os alunos fizeram cartazes explicativos relativos aos dados coletados. Foram abordados vários temas como alimentação, obesidade, hipertensão, Bullying, espiritualidade, família, atividade física, drogas, higiene, entre outros.
O trabalho foi apresentado aos colegas e teve a visita da diretora Cátia Gowert que prestigiou a apresentação dos alunos e elogiou-os, incentivando para que continuem fazendo trabalhos como esse.
Os alunos ficaram satisfeitos e a professora, orgulhosa do desempenho de todos.

Prática na Oficina de Nutrição

As estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, Petrine Carriconde e Jéssica Martins organizaram várias práticas durante a Oficina de Nutrição com os alunos da Educação Infantil. A cada semana os alunos aprendem uma receita diferente.
No dia 07 de maio os alunos fizeram biscoitinhos de aveia para o seu lanche. Já no dia 14 de maio, os alunos da Educação infantil aprenderam a fazer bolo de cenoura e no dia 21 de maio fizeram salada de frutas.
Estas atividades realizadas estão sendo de grande proveito para os pequenos! confira algumas fotos:
Biscoitnhos de Aveia

Bolo

Salada de Frutas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Semana dedicada às mães – ESCJ

            O dia das mães é uma data muito especial para todos nós. Mãe é sinônimo de amor verdadeiro e incondicional.  
Com o objetivo de homenagear as mães, os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus prepararam com muito carinho durante toda a semana uma linda homenagem para suas mamães. No dia 10 de maio às 16h, a homenagem foi feita pelos alunos da Educação Infantil, 1ª e 2ª série e no dia 11 de maio às 16 horas, pelos alunos da 3ª e 4ª série.
A homenagem consistiu em uma abertura feita pela Diretora Cátia Gowert seguida de uma mensagem em slides. Após o grupo de dança da professora Manuela Tavares, da Academia Ferro Mania, apresentou três músicas onde participaram alunas da escola. Em seguida os alunos cantaram no palco do salão de atos uma linda música e no final entregaram lembrancinhas para suas mães, feitas por eles. No encerramento das apresentações mães e alunos partilharam um lanche servido com chá.
              No dia 11 de maio às 10h30min, as turmas de 5ª a 8ª série homenagearam suas mães iniciando pela turma da 8ª série onde uma aluna fez a saudação inicial às mães e apresentação de slides sobre a Origem do Dia das Mães, após, a turma da 7ª série foi representada por dois alunos que fizeram a leitura de uma mensagem. Na 6ª série uma aluna fez a leitura de uma poesia e os alunos da 5ª série cantaram uma linda música para as mães. Após as apresentações as mães partilharam lanche com os alunos.